Etna-Transformadores

Transformadores

A energia elétrica produzida nas grandes usinas é levada por diversos condutores de eletricidade a milhares de lugares. Esta energia irá iluminar cidades, possibilitará a movimentação de máquinas e motores e ainda será responsável por muitas outras comodidades domésticas.

Mas, para que haja o transporte da energia para os locais certos, não bastam apenas fios e postes. Toda esta rede de distribuição, além da adequação dos níveis de energia, irá depender dos transformadores elétricos.

A seguir, saiba como eles funcionam e por que é tão importante tê-los instalados corretamente.

 

O que são os transformadores elétricos?

O transformador de energia elétrica é responsável por garantir o uso da energia em residências e indústrias. Além disso, ainda garante segurança e equilíbrio à potência dos circuitos.

Em construções civis, feiras e eventos, e em estabelecimentos industriais, é muito comum o aluguel de transformador. Eles dão maior segurança ao local, regulam o nível da tensão e correntes elétricas do ambiente e ainda são relativamente fáceis de instalar.

Ou seja, para que toda uma estrutura já feita não precise passar por novas alterações, basta instalar o transformador na rede elétrica local.

 

Como funciona um transformador elétrico?

De modo geral, os transformadores são aparelhos capazes de aumentar ou reduzir valores de tensão, utilizados, em sua maioria, para a geração, distribuição e transmissão de energia em projetos de pequeno, médio ou grande porte.

Atualmente, existem dois modelos diferentes de transformador elétrico. Um deles é o transformador de potência, responsável por receber a energia elétrica da usina e repassá-la para a rede de transmissão. O segundo é chamado de transformador de distribuição, que é a última etapa antes da energia elétrica chegar até o consumidor.

Eles funcionam em conjunto. Na verdade, este processo é bem fácil de entender.

A energia produzida pelas usinas chega ao transformador de potência em uma alta tensão, e assim permanece por toda a extensão dos fios da rede elétrica. Neste momento, o transformador de distribuição assume o seu papel. Ou seja, ele reduz esta tensão e a distribui para as casas, indústrias e demais consumidores.

 

Todos os locais precisam de um transformador?

Em linhas gerais, sim. A instalação destes dispositivos é fundamental.

Para se medir a necessidade da presença de um transformador de energia elétrica, é só ter em mente o seguinte: os maiores geradores das usinas elétricas enviam uma tensão gigantesca, superior a 10.000 V. Se você reparar na rede elétrica da sua casa, ou de qualquer outra residência, verá que o valor para uso doméstico é somente de 110 ou 220 V. Um valor muito abaixo do que o original.

Além de melhorar a eficiência do processo de distribuição, os transformadores elétricos ainda resolvem um problema econômico, ou seja, eles reduzem os custos da transmissão à distância de energia.

Hoje, graças às técnicas com que são fabricados, os transformadores elétricos modernos apresentam grande eficiência, permitindo a transferência de cerca de 100% da energia recebida sem que haja grandes perdas no meio do caminho até chegar aos consumidores.

A Etna Transformadores atua no mercado desde 1991, e vem aprimorando os seus Transformadores desde então. Sempre seguindo a evolução do mercado e o aprimoramento dos materiais.

Solicite um orçamento através do telefone: (11) 4508-2785 ou mesmo, através do e-mail: vendas2@etnatransformadores.com.br – que teremos imenso prazer em lhe atender.