Transformadores elétricos para máquinas gráficas

Transformadores elétricos para máquinas gráficas

Transformadores elétricos são dispositivos para transmitir energia ou potência elétrica de um circuito para outro, induzindo tensões ou correntes. Serve também para mudar os valores das impedâncias elétricas – oposição que um circuito elétrico faz à passagem de corrente quando é submetido a uma tensão, de um circuito elétrico, servindo eficientemente para ligar as máquinas gráficas.

O transformador elétrico foi inventado em 1831 e funciona pela indução de corrente de acordo com os princípios do eletromagnetismo.

 

Como é a estrutura de um transformador?

Como estrutura básica, são formados por enrolamento e núcleo. É considerada a parte ativa. O enrolamento é composto por bobinas feitas, na sua maioria, de cobre eletrolítico com uma camada de verniz sintético que serve como isolante.

O núcleo geralmente é feito com material ferromagnético, responsável por mandar a corrente induzida do enrolamento primário para o secundário.

Existem transformadores com dois e com três enrolamentos e os com apenas um, denominados de autotransformadores.

 

Quais os princípios básicos dos transformadores?

São dois: um que diz que a corrente elétrica produz o campo magnético – eletromagnetismo -, que seria a lei de Biot-Savart; e o outro que diz que um campo magnético variável no interior de uma bobina ou enrolamento de fio induz uma tensão elétrica nas extremidades desse enrolamento – indução eletromagnética -, de acordo com a lei da indução de Faraday.

 

Quais os tipos de transformadores existentes?

Os critérios são variados. Quanto à finalidade são: transformadores de corrente, transformadores de potência, transformadores de distribuição e transformadores de força; quanto ao tipo são: dois ou mais enrolamentos e os autotransformadores ou autotrafo comumente chamado; quanto ao material do núcleo são: ferromagnético e núcleo de ar; quanto ao número de fases são: monofásicos, trifásicos e polifásicos.

O transformador elétrico ideal seria aquele em que todas as bobinas concatenam o mesmo fluxo, não havendo dispersão do mesmo. A permeabilidade magnética do núcleo é alta e o circuito magnético é fechado.

 

Transformadores elétricos para máquinas gráficas

Como os maquinários gráficos são importados da Europa, há a necessidade de se usar transformadores elétricos para máquinas gráficas em sua operação.  A tensão exigida não é padrão no Brasil, daí sua necessidade.

Muitas empresas necessitam destas máquinas gráficas para auxiliar no processo de produção, tornando o trabalho mais rápido e eficaz. Portanto, além de precisar das máquinas, é preciso também utilizar os transformadores elétricos para que elas possam funcionar de forma adequada e o trabalho fluir normalmente, sem riscos.

O papel dos transformadores elétricos em um maquinário gráfico é de transmitir a energia elétrica de um circuito para o outro, induzindo tensões, correntes, ou alteração de valores. São aplicados onde se necessita alteração da voltagem da rede em baixa tensão.

Transformadores elétricos usados em máquinas gráficas a seco são mais vantajosos, pois não liberam gases tóxicos, assim não é nociva a natureza. São mais seguros e econômicos.

Possuem especificações e características padronizadas, mas desde que atendam as normas de segurança, podem ser produzidos de acordo com as necessidades.

Assim, fica claro que é imprescindível a utilização de transformadores elétricos para máquinas gráficas, pois sua utilização depende desse equipamento.

Quer saber mais sobre transformador elétrico, suas aplicações e diferenciais? Entre em contato conosco através do telefone: (11) 4508-2785 – ou envie um e-mail para vendas@etnatransformadores.com.br que teremos prazer em lhe atender e fazer o melhor preço para essa aquisição. Ou ainda, acesse a nossa página de contato e preencha o formulário, que em breve um dos nossos vendedores entrará em contato.

Conte com a Etna Transformadores, aqui você encontra os menores prazos na fabricação de transformadores, os melhores prazos na entrega e condições especiais de pagamentos.

 

Transformadores para maquinas graficas

Atendimento por telefone: Ligue agora mesmo no número: (11) 4508-2785 / Telefone e PABX.
+