Transformador Monofásico

transformador monofasico

 

Transformador Monofásico

Você já se perguntou como a carga de energia elétrica é conduzida até sua casa? Se você acha que todo o processo se resume a postes e fiação, saiba que esta condução envolve muitos outros personagens.

Um deles é o Transformador. Conhecido também como Trafo, os transformadores funcionam com base nos princípios da indução eletromagnética. Capazes de transmitir energia de um circuito a outro e adequar os níveis de tensão e corrente de uma carga elétrica, um transformador é peça indispensável no funcionamento de qualquer ambiente.

E se procura por Fábricas de Transformadores sérias, preocupada com a qualidade dos seus produtos e na eficiência em sua utilização, conheça a Etna Transformadores, líder no mercado de Transformadores, Autotransformadores e Gerador Trifásico de Fase.

Atualmente, existem diversos tipos de transformador: transformador monofásico, transformadores trifásico, os autotransformadores, entre outros. Neste artigo, vamos falar do primeiro em questão: o transformador monofásico.

O que é um transformador monofásico?

Para um melhor entendimento, é importante saber que os transformadores trifásicos funcionam em três fases: 220V-380V-440V, e o transformador monofásico trabalha com uma ou duas fases. Já os chamados autotransformadores, que podem ser autotransformadores monofásicos ou autotransformadores trifásicos também alteram os níveis de tensão, mas a grande diferença deles para os transformadores é que não tem os enrolamentos separados.

Onde posso usar um transformador monofásico?

Como já dito, um transformador monofásico pode operar em duas fases: 127V – 220V. Sendo assim, você pode observar a funcionalidade destes equipamentos elétricos em sistemas de redução da tensão nos circuitos eletrônicos presentes em equipamentos variados.

Um exemplo claro e simples está na sua função em eletrodomésticos. Em alguns casos, a tensão deve ser reduzida para níveis menores, onde serão disponibilizadas tensões de pequenas escalas utilizadas pelos circuitos eletrônicos de um determinado aparelho.

Este pode ser o caso de um carregador de celular, que tem uma tensão de 127V ou 220V reduzida para um valor aproximado de 9V, por exemplo.

Quais as características de um “Auto Trafo”?

Em relação às suas caraterísticas estruturais, um transformador monofásico simples é dividido em três partes principais. São elas: o Enrolamento Primário, o Enrolamento Secundário e o Núcleo.

Em linhas gerais, o Enrolamento Primário de um transformador monofásico representa a bobina responsável por receber a tensão elétrica que será transformada no Enrolamento Secundário. Estes dois enrolamentos, usualmente chamados de bobinas, envolvem um material ferromagnético, ou seja, o núcleo do aparelho.

Além destas características, um transformador monofásico ainda pode ser de três tipos diferentes, que variam de acordo com a sua função. São eles:

  • Elevador: este é responsável por realizar a elevação da tensão elétrica disponibilizada na entrada do transformador, ou seja, no seu enrolamento primário.
  • Rebaixador: ao contrário do primeiro, o transformador monofásico rebaixador possui a função de rebaixar os níveis da tensão elétrica presente no enrolamento primário do aparelho.
  • Isolador: como o próprio nome já diz, o transformador isolador tem como principal característica a capacidade de manter no enrolamento secundário a tensão que recebe no primário.

Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre o transformador monofásico, sua aplicação e diferenciais, entre em contato conosco através do telefone: (11) 4508-2785 – ou envie um e-mail para vendas1@etnatransformadores.com.br que teremos imenso prazer em lhe atender e fazer o melhor preço para essa aquisição. Ou ainda, clique aqui e preencha o nosso formulário. Conte conosco no cumprimento dos prazos, pois nós da Etna Transformadores prezamos por essa eficiência.

 

Atendimento por telefone: Ligue agora mesmo no número: (11) 4508-2785 / Telefone e PABX.
+