Transformador Elétrico

Transformador Elétrico

Transformador Elétrico

Muitas pessoas têm hoje em dia suas vidas completamente ligadas e guiadas pela energia elétrica, especialmente porque nos dias atuais não é possível viver sem a presença dela.

No entanto, o que a maior parte das pessoas não sabe é que há equipamentos e dispositivos que são fundamentais para garantir que tudo funcione da melhor maneira possível. E um desses equipamentos é o transformador elétrico.

Vamos conhecer em detalhes o que é o transformador elétrico, dando uma ideia também da sua utilidade e mostrando como eles devem ser utilizados para garantir um bom fornecimento de eletricidade. Vamos ver mais!

Transformador elétrico

Primeiramente, para quem ainda não sabe o que eles são, o transformador elétrico nada mais é do que equipamentos que são utilizados na transformação dos valores de tensão e de corrente, ou seja, transformadores de energia.

Além disto, eles também podem ser utilizados para garantir a alteração das impedâncias dentro dos circuitos elétricos, sendo de fundamental importância para sistemas elétricos.

Para conhecimento histórico, o transformador elétrico foi inventado no ano de 1831 pelo físico e químico inglês Michael Faraday, e desde então, têm sido utilizado amplamente em sistemas elétricos.

Eles são formados, em linhas básicas, por dois componentes importantes: o enrolamento (formado por várias bobinas que normalmente são feitas de cobre ou alumínio e são cobertos de verniz sintético que funciona como isolante).

O núcleo (na maior parte dos casos é feito de ferromagnético e que tem como principal função transferir corrente do enrolamento primário para o enrolamento secundário).

Tipos e utilizações do Transformador Elétrico

Há vários tipos de transformador elétrico que são utilizados nos dias de hoje, sendo que eles são classificados levando em conta uma série de critérios: finalidade, tipo, número de fases e material do núcleo, entre outras.

De acordo com a finalidade nós podemos destacar os seguintes: transformadores para ar condicionado, transformadores de energia, transformadores de corrente, transformadores de distribuição, transformadores de força e transformadores de potência.

Quanto ao tipo de material do núcleo nós podemos lembrar os seguintes: núcleos de ar e o ferromagnético.

No que diz respeito ao tipo, nós podemos ressaltar a presença dos seguintes tipos: com transformador autotransformador ou Auto Trafo, e com dois ou com mais enrolamentos.

De acordo com o número de fases podemos lembrar-nos dos seguintes tipos: transformador monofásicos, transformadores trifásico e transformadores polifásico.

Os transformadores de potência são simplesmente os mais conhecidos justamente por conta da sua importância, já que eles têm como principal função rebaixar ou aumentar a tensão, além de também elevar ou reduzir a corrente dentro de um circuito.

Isto é feito de maneira a não alterar a potência de um circuito elétrico, e este transformador elétrico também podem ser dividido em pelo menos dois grupos: transformador de força e transformador de distribuição.

Desta forma, é possível garantir, entre outras coisas, que a tensão seja controlada antes de ser entregue ao seu destino final, por questões de segurança e de praticidade, dando a noção da sua importância.

Portanto, agora você já sabe muito mais sobre o transformador elétrico e conhece todos os seus tipos e todas as suas finalidades e utilizações.

Quer saber mais sobre o transformador elétrico, sua aplicação e diferenciais, entre em contato conosco através do telefone: (11) 4508-2785 – ou envie um e-mail para vendas1@etnatransformadores.com.br que teremos imenso prazer em lhe atender e fazer o melhor preço para essa aquisição. Ou ainda, clique aqui e preencha o nosso formulário que entraremos em contato. Conte conosco no cumprimento dos prazos, pois nós da Etna Transformadores prezamos por essa eficiência.

 

Atendimento por telefone: Ligue agora mesmo no número: (11) 4508-2785 / Telefone e PABX.
+