Fontes UV

etna trafo fonte uv

Fontes de UV

 

 

Fontes de UV

Também conhecidas como transformadores, trafos, reatores ou ballasts, as fontes de UV são muito utilizadas em lâmpadas ultravioletas. Estas fontes são circuitos de potência que alimentam as lâmpadas de média pressão.

Para que possam ser acesas, as lâmpadas ultravioletas precisam de um nível específico de tensão que, na maioria das vezes, é bem alto. Neste contexto, as fontes de UV são responsáveis por fornecer tal potência elétrica nos cabos de alimentação da lâmpada.

Basicamente, essas fontes são fabricadas em uma faixa de potência de 1200W a 18000W. Além disso, os principais transformadores usados como fontes possuem terminais de ligação tipo parafuso de latão, protetor térmico na bobina do aparelho e ainda fixação pela base em estrutura metálica. Estas características garantem mais solidez e eficácia em suas funções.

A seguir, conheça os tipos de fontes UV e saiba mais sobre cada uma delas.

Quais são os tipos de fontes UV?

De modo geral, existem três tipos de fontes UV: os transformadores com capacitores, transformadores com indutores e os transformadores com circuito eletrônico.

  • Transformador/reator com capacitores: circuito baseado em um transformador indutivo associado a um capacitor. Sua função será regular a corrente da lâmpada e/ou aumentar o nível de tensão de partida. Quando os capacitores são instalados no primário do transformador (na entrada), eles apenas corrigem o fator de potência, sem interferir no funcionamento direto da lâmpada.
  • Transformador/reator com ignitor: trata-se de um reator indutivo associado a um ignitor, que irá incrementar o nível de tensão de partida. Os ignitores são circuitos eletrônicos e funciona por meio de “pulsações”, que fornecem picos de alta tensão a lâmpada que fazem com que ela se acenda. Quando ela é acesa, o ignitor se autodesliga e a corrente é reduzida pela reatividade indutiva do reator.
  • Transformador com indutor: este é um tipo de circuito que envolve um transformador indutivo com a associação de indutores. Tal circuito tem o papel de regular a corrente da lâmpada. Os transformadores com indutores são o tipo mais comum de fontes UV instaladas no Brasil. Por não utilizarem componentes eletrônicos em seu sistema, este também oferece as menores taxas de manutenção.

Existem fontes UV eletrônicas?

Além das fontes já explicadas, também existem fontes UV consideradas eletrônicas. Os três tipos são as fontes de modulação de tensão analógica, de modulação de tensão digital de baixa frequência e de modulação de tensão digital de alta frequência.

Cada uma delas possui suas características técnicas e funcionais distintas, mas todas funcionam como circuitos de alimentação utilizados em lâmpadas UV.

Por serem sistemas digitais, que atuam com base na potência, as fontes UV eletrônicas permitem o uso de diversas lâmpadas que possuam potência igual ou inferior à do transformador.

Além disso, as fontes eletrônicas possuem proteções contra sobretensões e sobrecorrentes.

Quais as vantagens das fontes com transformador?

Além da segurança e da praticidade que as fontes UV com transformador oferecem, elas ainda têm as seguintes vantagens:

  • Possuem um sistema fácil de ser instalado;
  • Não exigem altos índices de manutenção;
  • São fortes e resistentes;
  • Possuem baixo custo.

Agora que você conheceu as especificações de uso das fontes UV, saiba que a Etna Transformadores possui transformadores aptos a serem utilizados para essas fontes.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre a utilização dessas fontes para lâmpadas UV, através do e-mail: vendas1@etnatransformadores.com.br – ou pelo telefone: (11) 4508-2785. Estaremos prontos para lhe atender.

 

Atendimento por telefone: Ligue agora mesmo no número: (11) 4508-2785 / Telefone e PABX.
+