AutoTransformador Monofásico

autotransformador monofásico - etnatransformadores

AutoTransformador Monofásico

A área elétrica é bastante abrangente, visto que há uma série de detalhes que precisam ser muito bem conhecidos para que se possa realizar um excelente trabalho nesse campo, e nós da Etna Transformadores queremos lhe ajudar a entender tudo sobre Transformadores e suas aplicações.

Há inúmeras dúvidas que precisam ser esclarecidas nesse segmento, afinal, há nomes que, se não forem muito bem explicados, acabam confundindo o público no geral e, até mesmo, os profissionais que já trabalham com esse material.

Cada nomenclatura tem uma função e as diferenças entre elas são pequenas. Em muitos casos depende da quantidade de enrolamentos ou da potência de cada transformador. Sendo assim, é preciso um estudo assertivo para entender esses ajustes.

Dentro desse aspecto, o Autotransformador Monofásico têm uma importância altamente significativa visto que são utilizados como elevadores ou redutores de tensão. Ele é semelhante ao transformador, visto que faz a transferência de potência em um circuito com alteração de tensões. A diferença é que os enrolamentos primários e secundários estão interligados.

O autotransformador monofásico é indicado para aplicações onde não é necessária a isolação entre a rede elétrica primária e a carga.

 

Benefícios e utilização do Autotransformador Monofásico

Por apresentar um projeto diferenciado, o autotransformador monofásico permite que as tensões sejam reversíveis. Isso quer dizer que a entrada pode ser usada como saída e vice-versa. Uma vantagem bastante assertiva desse equipamento é o fato de proporcionar melhor rendimento, menor queda de tensão, dimensões e preços reduzidos.

Eles são recomendados para serem usados em máquinas industriais, geradores, motores, ar condicionado, máquinas de sorvetes, plataformas, entre outros locais.

 

Diferença entre Autotransformador Monofásico e Trifásico

Conforme dito anteriormente, há inúmeras dúvidas sobre pequenos detalhes da área elétrica. Uma das questões mais levantadas tanto por profissionais quanto por estudantes desse segmento é quanto às diferenças entre o autotransformador monofásico e autotransformador trifásico.

O autotransformador monofásico possui somente uma bobina de enrolamento,essa bobina é comum para o primário ( entrada ) e secundário ( saída ). Sua ligação pode ser feita por conectores, bornes, plugues ou tomadas.

Já no autotransformador trifásico, o processo construtivo é similar ao anterior, porém fabricado com três bobinas em três colunas.

Como foi possível perceber é uma diferença mínima, mas que já é suficiente para adequá-los, cada qual, para o seu objetivo. Por isso que, muitos profissionais iniciantes precisam ficar atentos a essas especificações, pois as particularidades dos autotransformadores podem se confundir.

Há diversas empresas especializadas na fabricação e na venda dos autotransformadores monofásicos. Todavia, os consumidores devem ficar atentos a qualidade do produto oferecido, bem como as recomendações dos lugares onde estão disponíveis.

Recomenda-se observar a seriedade dos serviços prestados, assim como as vantagens e condições que o local oferece aos seus clientes. O custo-benefício deve prevalecer, já que é um produto que precisa ter certificação de duração.

Uma importante dica a ser seguida é sobre a durabilidade do produto, pois um autotransformador monofásico precisa transmitir segurança não só aos usuários, mas, principalmente, aos profissionais que vão manuseá-lo na hora da instalação.

Aqui na Etna Transformadores, você tem a garantia de um produto topo de linha! Com atendimento especializado e ainda, zelamos pelo cumprimento dos prazos de entrega.

Entre em contato conosco pelo telefone: (11) 4508-2785 ou através do e-mail: vendas1@etnatransformadores.com.br – ou ainda, clique aqui, preencha o nosso formulário, e solicite um orçamento. Temos certeza que podemos lhe ajudar.

 

Atendimento por telefone: Ligue agora mesmo no número: (11) 4508-2785 / Telefone e PABX.
+