Auto Trafo Compensador de Partida

[section background_repeat=”repeat” background_position=”center top” background_attachment=”static” background_scroll=”none”]

autotrafo-compensador-partida

AutoTrafo Compensador de Partida

Ao ter contato com sistemas elétricos, são evidentes que apareçam algumas dúvidas referentes às diferenças entre Transformador e Autotrafo Compensador de Partida, afinal, esses são os princípios básicos de conhecimento para essa área.

Diante disso, o transformador, portanto, é uma máquina elétrica que consegue transmitir uma potência elétrica de um ponto a outro induzindo correntes e tensões. Ele é constituído de dois enrolamentos de condutores distintos. Estes são isolados um do outro garantindo uma proteção à rede de alimentação desse transformador.

Ao ter duas bobinas a sua disposição permite que seja de grandes dimensões, bem como poderá interferir em seu preço, visto a ter uma maior utilização de material para a sua confecção.

O autotransformador compensador de partida, por sua vez, consegue fazer a mesma transferência de potência, porém, ao contrário do transformador ele possui apenas um enrolamento. Dessa forma, apresentará um melhor desempenho, além de menor queda de tensão nestes modelos.

O autotrafo compensador de partida tem seu uso dedicado a circuitos específicos, para ligação de motores trifásicos de grande potência, evitando desequilíbrios na rede eletrica, onde a chave estrela-triângulo não pode ser aplicada. A indicação do uso do autotransformador compensador de partida deve ser feita por técnicos, eletricistas, engenheiros ou profissionais habilitados.

O processo

Tendo vista a explicação já mencionada, é possível utilizar o mesmo conceito quando se fala em Autotrafo Compensador de Partida que nada mais é do que um transformador especial, ou seja, ele tem o secundário derivado do primário e trabalha em um curto espaço de tempo. Ele é indicado para partidas sob cargas de motores de indução.

Ele tem como principal objetivo evitar o sobre carregamento na linha de alimentação. Isso é feito por meio de alguns ajustes no que se refere a suas derivações que podem ser de 50%, 65% e 80% da tensão nominal de acordo com o tipo de partida.

Como o Autotrafo Compensador de Partida funciona?

O Autotrafo Compensador de Partida funciona de maneira simples e, por isso, é de extrema importância nesse segmento. Assim, durante a partida alimenta-se com tensão nominal e o secundário do estator do motor. Feito isso, o transformador é desligado e o motor conecta-se instantaneamente na rede de alimentação.

Há dois modelos disponíveis no mercado: o ATCP (Autotransformador Compensador de Partida) e o ATCP Epoxi (Autotrafo Compensador de Partida em Epoxi – 15kV).

Por ser um produto eficiente é necessário que, quem quiser adquiri-lo, deverão ficar atento às qualificações da empresa que o oferece. O cliente precisa observar a seriedade do local, bem como as condições e vantagens apresentadas como, por exemplo, o custo-benefício.

Mesmo diante de uma empresa prestativa nesse tipo de serviço, se faz necessário indagar sobre a qualidade do produto, assim como sua durabilidade e excelente garantia, afinal, o Autotrafo Compensador de Partida é um equipamento que precisa transmitir segurança aos seus usuários.

Na Etna Transformadores, você tem a tranquilidade de saber que terá em mãos o que há de melhor no mercado, por preços acessíveis, com atendimento impecável pela nossa equipe de especialista, além do rigor no cumprimento dos prazos de entrega.

Venha falar conosco através do telefone: (11) 4508-2785, ou clique aqui, ou ainda via e-mail: vendas1@etnatransformadores.com.br e descubra todas as vantagens de nossos Autotrafo Compensadores de Partida! Não tem erro!

 

Descrição do rebaixamento do AutoTrafo Compensador de Partida

Este rebaixamento pode ser dado em dois níveis de tensão, são eles:

•Tap de 65% da tensão.

•Tap de 80% da tensão.

1 – Torque

Como sabemos a redução da tensão implica em reduzir também o torque do motor, então tendo dois níveis de tensão

teremos respectivamente dois níveis de torque, são eles:

•Quando utilizado o Tap de 65%, teremos um torque de 42%. Dado através do cálculo: 65²/100.

•Quando utilizado o Tap de 80%, teremos um torque de 64%. Dado através do cálculo: 80²/100.

2 – Corrente

Observem que mesmo no Tap de 65% que disponibiliza um baixo torque, temos um torque ainda maior que o da partida estrela-triângulo, no entanto a corrente também será maior cerca de 42% da corrente nominal.

O mesmo ocorre para a partida com o Tap em 80% da tensão, sendo que a corrente de partida nesta configuração chega a cerca de 64% da nominal bem como seu torque.

 

partida_motor_-autotransformador

[/section]

Atendimento por telefone: Ligue agora mesmo no número: (11) 4508-2785 / Telefone e PABX.
+